Viagem pelas florestas de Athirapally e Vazhachal

Introdução

Chamada de Niágara da Índia, as cachoeiras Vazhachal e Athirapally são a atração turística mais importante do próprio país de Deus. A viagem rodoviária até ao destino passa inicialmente por uma montagem de aldeias e depois pela cobertura imaculada de florestas que oferecem um clima muito fresco e agradável. No momento em que o veículo passa da área de habitação para a bela cobertura florestal, ouve-se a chuva batendo suavemente nas folhas das árvores que se estendem em direção à estrada. A mudança repentina de clima de um mais quente para um mais frio na área da floresta é um desenvolvimento bem-vindo para um visitante que deseja escapar do calor incessante do verão.

Linda estação chuvosa

Quando entramos na zona da floresta pelo lado de Chalakudy, havia garoa, baixando ainda mais a temperatura. Parecia que os pássaros estavam em silêncio, retirando-se para suas casas nas árvores para o descanso tão necessário. Pode-se facilmente imaginar que eles estavam prevendo um aguaceiro iminente. À medida que avançávamos em direção ao nosso destino, a velocidade e a intensidade da chuva aumentavam e as gotas caíam grossas e rápidas, deixando o solo úmido e pantanoso. O cheiro da chuva estava em todo lugar para ser sentido. À medida que a chuva ficava mais forte, a vegetação ao redor da estrada sinuosa através das colinas ganhava cinza. Logo a escuridão parecia engolfar o caminho pelo qual estávamos viajando devido à luz fraca.

Relato de primeira mão das cachoeiras de Athirapally

Mais cedo chegamos ao destino a tempo de uma boa visão. No entanto, havia um mar de humanidade perto das cachoeiras. Assim, decidimos trilhar um caminho buscando um lugar isolado, longe do barulho alto que parecia mascarar o som melódico das cascatas ruidosas. Logo, nos encontramos caminhando por uma trilha ladeada de árvores e macacos em busca de um lugar fresco e tranquilo próximo às cachoeiras. Depois de alguns esforços, conseguimos encontrar um canto silencioso de onde o rio Chalakudy parece fluir por uma altura de 80 pés em um pequeno vale abaixo dele. Este vale misterioso foi totalmente coberto com o spray e a névoa do branco deslumbrante do corpo de água caindo. Enquanto observávamos a espuma branca e experimentávamos o jato frio da água, nos perguntávamos sobre o curso do rio depois desse outono e os muitos estados de espírito que ele teria de acordo com a mudança das estações. Às vezes, permanecia um suave riacho acariciando as rochas em suas margens e outras vezes rugia e trovejava por essas formações rochosas em seu caminho para o mar, passando por penhascos e fendas.

Relato direto das cachoeiras Vazhachal

Depois que terminamos o passeio, os moradores e os pequenos lojistas que pontilhavam o estacionamento perto das Cachoeiras Athirapally nos contaram sobre a existência de uma cascata maior morro acima. Com eles, também soubemos que a cachoeira Vazhachal fica a cerca de 5 quilômetros da primeira. Quando chegamos lá, era uma tarde com menos multidões pontilhando os lugares próximos. Parecia muito mais silencioso e suave de longe quando comparado com o primeiro. No entanto, os moradores nos alertaram para não nos aventurarmos perto dela, pois suas águas paradas são muito mais profundas do que poderíamos imaginar. Neste local, o rio Chalakudi parecia inclinar-se contra um caminho rochoso e serpenteando pelas margens da floresta, assumindo seus matizes. Quando subimos um pouco mais longe da área de abordagem usual, vimos as placas mostrando a presença do Grande Calau Indígena. A floresta tropical verde ao redor das cachoeiras forneceu o habitat ideal para esta criatura com asas coloridas. No entanto, não pudemos ver nenhum deles lá.

Uma viagem memorável de Vazhachal a Pollachi

Ao nos afastarmos do Vazhachal pela estrada, encontramos selvas verdejantes e alguns animais selvagens que habitavam a região. No caminho para Pollachi, a cobertura florestal tornou-se mais densa e as chuvas mais intensas. Quando estávamos nos aproximando das colinas Anaimalai, podíamos ver as manchas de florestas tropicais perenes e plantações de chá ondulantes surgindo intermitentemente diante de nossos olhos. Ao passar por este terreno difícil, nos deparamos com 40 curvas fechadas que se curvavam pelas montanhas nos levando para mais perto de nosso destino. Ao longo da viagem, o rio e o reservatório pareceram nos acompanhar de um lado e vales profundos do outro. A região é conhecida pelo Nilgiri Tahr. Enquanto estávamos negociando uma das curvas fechadas, encontramos um deles atravessando a estrada. Paramos em alguns dos grampos com vista para o vale abaixo para captar visualmente sua beleza e inalar o ar fresco e fresco. Em um dos pontos designados, fomos instruídos pelo guia acompanhante a sair e caminhar na floresta por algum tempo. Quando estávamos subindo o gradiente, encontramos macacos com cauda de leão, considerados espécie em extinção, na área aberta. Ao nos aventurarmos ainda mais fundo na floresta, encontramos uma manada de Nilgiri Tahr erguendo a cabeça entre os matagais. Como já era noite, vimos também os esquilos voadores. Eles podiam ser vistos pulando e deslizando de uma árvore para outra. Enquanto estávamos apreciando a visão de esquilos voadores, nossos olhos acidentalmente caíram sobre os ressecados calau-grandes-indianos. Alguns deles foram vistos sentados confortavelmente nos galhos das árvores, se aquecendo ao sol da tarde. Descemos rapidamente e entramos em nosso veículo, pois estava chovendo forte à noite. Uma rápida passagem por uma terra enevoada e pantanosa de samambaias e orquídeas nos leva ao primeiro ponto de parada na jornada Valparai. Este lugar não é conhecido apenas por sua estação de montanha, mas também pelas plantações de chá. Este local é conhecido como o hotspot de biodiversidade do nosso país. Tem muitas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Após uma breve estada, nos afastamos de Kerala e seguimos em direção às colinas Anamalai, que eram mais atraentes e frescas.

Source by Balakrishnan Lekshminarayanan

About admin

Check Also

Benefícios do mel e o que é mel preto selvagem da floresta?

O mel é um anti-séptico natural que é eficaz na cicatrização de feridas, matando as …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *